23 de septiembre de 2010

29 Bienal de Sâo Paulo

Francis Alÿs (Tornado)
Milton Machado (Historia do Futuro)
UN Studio
Mateo López ( Palacio de Papel)

A Fundação Bienal de São Paulo é uma das mais importantes instituições internacionais de promoção da arte contemporânea, e seu impacto no desenvolvimento das artes visuais brasileiras é notadamente reconhecido. A Bienal de Artes, seu mais importante evento, não apenas apresenta aos diferentes públicos a produção de artistas brasileiros e estrangeiros, mas também atrai os olhares do mundo para a arte contemporânea de nosso país. Mais que isso, o evento atua como um periscópio, na medida em que quebra o isolamento de um país cujas condições socioculturais e dimensões dificultam o contato com essa ampla produção, e promove a insubstituível aproximação com as obras – cujas imagens digitais na tela do computador jamais provocarão o deslumbramento e a revelação do momento íntimo diante da arte.

Após a realização da 6ª Bienal de Artes, a Fundação foi criada (1962) para levar adiante a mostra, que até então era promovida, com muito sucesso, pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM-SP. E o pavilhão que a instituição ocupa, até hoje sua casa, só veio a abrigar as exposições Bienais a partir da sua 4ª edição, em 1957. Desde 1951, foram produzidas 28 Bienais – este ano chegaremos à 29ª Bienal de São Paulo, com uma aura bem-vinda de recomeço.

A Bienal está prestes a celebrar sessenta anos. Neste momento em que olha ao mesmo tempo para seu passado, e inevitavelmente imagina e investiga seu futuro, a instituição está construindo um novo website, cuja função, esperamos, vá além de simplesmente contar uma história. A presença da Fundação Bienal no mundo digital agora apresenta-se como uma viagem exploratória: o que surgirá dessa missão ao desconhecido? Esteja atento, em breve você também fará parte disso.

25 Sep / 12 Dic http://www.29bienal.org.br/


No hay comentarios:

Publicar un comentario